fundo cinza.jpg

Nanismo 

o Nanismo é uma condição física decorrente de uma mutação genética que se caracteriza por uma deficiência no crescimento dos ossos, resultando em um indivíduo com estatura abaixo da média Nacional, chegando em idade adulta entre 0,70 a 1,35 de altura.


Pode ser detectado ainda na gestação, porém o diagnóstico é definido após o nascimento através de testes genéticos. Nem  sempre é uma condição hereditária, pode ser recessivo ou uma nova mutação no DNA, ou seja qualquer casal pode vir a ter um filho com Nanismo.

 

Não temos ainda pesquisas e estatísticas que apontem a proporção da população brasileira com Nanismo. Estima-se que a cada 15 mil nascimentos, uma criança nasce com algum tipo de nanismo. Considerando que população brasileira chegou a 213,3 milhões de habitantes em 2021, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estimamos cerca de 10.665 pessoas com nanismo no país.

Tipos de Nanismo 

Existem mais de 400 tipos diferentes de nanismo, sendo alguns ligados a questões hormonais e outros à displasias ósseas.

Embora existam muitas causas diferentes de nanismo, existem dois tipos principais da condição: Acondroplasia e deficiência do hormônio de crescimento.

Acondroplasia
Esse é o tipo mais comum de nanismo. É genético e caracteriza-se pelas partes do corpo que são desproporcionais entre si. Por exemplo, braços e pernas são significativamente menores do que as de uma pessoa de tamanho médio, mas o tronco é do mesmo tamanho de alguém não afetado pelo nanismo.

Deficiência do hormônio de crescimento 
As causas da deficiência de hormônio do crescimento nem sempre são claras. Às vezes está ligada a uma mutação espontânea. Em muitos casos, os motivos da deficiência de hormônio do crescimento nunca são diagnosticados.

Tipos raros
Alguns tipos são muito raros, a medicina tem avançado com pesquisas e estudos.
Alguns tipos raros:
Hipoplasia Cartilagem Cabelo
Nanismo Diastrófico
Nanismo Tanatrófico (muitas vezes é incompatível com a vida) 
 

elementos aa.png
elementos aa.png